Divulgação do Resultado de Recursos 

RECURSO DA QUESTÃO 08 – PROVA DE MATEMÁTICA – VESPERTINO  - INDEFERIDO

Clara colocou, sobre sua carteira, 4 cartões marcados com os números 0, 2, 5 e 7. Quantos números pares, de 3 algarismos, ela pode formar com os cartões?

   A) 10                                 B) 12                                     C) 24                                          D) 48

       A) INCORRETA. Essa não é  a quantidade obtida supondo-se que os algarismos são todos distintos.

       B) INCORRETA. Essa não é a quantidade de números terminados em 2 ou 0.

     C) * CORRETA. Para o número ser par, o algarismo da unidade deve ser 0 ou 2. No caso do 2, temos 4 possibilidades para o algarismo das dezenas (0, 2, 5 ou 7) e 3 possibilidades para o algarismo das centenas (2, 5 ou 7). Logo, pelo Princípio Multiplicativo, temos 4 x 3 = 12 possibilidades. No caso do 0, temos também 4 possibilidades para o algarismo das dezenas (0, 2, 5 ou 7) e 3 possibilidades para o algarismo das centenas (2, 5 ou 7). Logo, pelo Princípio Multiplicativo, temos 4 x 3 = 12 possibilidades. Portanto, ao todo, temos 12 + 12 = 24 possibilidades. Importante ressaltar que os números poderão ter algarismos repetidos, pois a questão não limita essa situação.

 D) INCORRETA. Essa não é a quantidade de todos os números, pares ou Ímpares, que podem ser formados com os 4 cartões ( = 48).

RECURSO DA QUESTÃO 06 – PROVA DE MATEMÁTICA – MATUTINO   - INDEFERIDO

Classifique cada um dos seguintes eventos em aleatório ou determinístico.

I. Lançar, de uma só vez, dois dados de seis faces, numeradas de 1 até 6, e obter como resultado dois números, cuja soma seja menor que 12.

II. Lançar, de uma só vez, dois dados de seis faces, numeradas de 1 até 6, e obter como resultado dois números, cuja soma seja maior ou igual a 13.

Após a classificação é CORRETO afirmar que

A) ambos os eventos I e II são aleatórios.

B) ambos os eventos I e II são determinísticos.

C) o evento I é determinístico e o evento II é aleatório.

D) o evento I é aleatório e o evento II é determinístico.

A) INCORRETA. O aluno não percebe que há uma limitação para a soma dos dois resultados e interpreta que  ambos os eventos podem ocorrer ou não. Talvez ele associe a  palavra eventos sempre a ideia de aleatoriedade.

 

B) INCORRETA. O aluno interpreta que o evento I é determinístico, porque a soma dos dois resultados serão sempre  menor que 12. Não considera, porém, que a soma pode ser exatamente 12. Quanto ao evento II, coerentemente, ele considera que é determinístico, pois, se a soma é sempre menor do que 12, ela nunca será  maior ou igual a 13.

  

C) INCORRETA. O aluno inverte os significados de evento determinístico e evento aleatório. Dessa forma, erra as  duas classificações

 

D) * CORRETA. O evento I é  aleatório, porque a soma dos resultados pode ser igual a 12, bem como pode ser menor que 12. O evento II é determinístico, pois a soma dos dois resultados nunca será maior ou igual a 13.