A primeira função de um currículo é instigar o recrutador a chamá-lo para uma entrevista de emprego ou estágio. A segunda função é servir como roteiro da conversa na etapa presencial do processo seletivo. Em qualquer um destes dois momentos, o currículo pode abrir ou fechar as portas de uma oportunidade de trabalho, Fique atento para não cometer erros gramaticais, de digitação ou de informação, que podem causar má impressão. “Não minta, pois, se o recrutador descobrir, provavelmente, ficará em dúvida sobre a veracidade dos demais dados no currículo”

Objetividade também é regra geral do bom currículo: duas páginas bastam até para o mais experiente dos profissionais.

O ideal é deixar algumas informações para conversar durante a entrevista e surpreender positivamente o recrutador.

1) Cabeçalho ou Topo

No topo do curriculum devem aparecer suas informações pessoais: nome completo, estado civil, idade, endereço completo e, principalmente, seus dados de contato. Número da carteira de identidade, CPF, Documento Militar e outros documentos ficam de fora.

2) Objetivo

O segundo tópico do seu curriculum vitae descreve a que a que vaga ou oportunidade você tem interesse em concorrer.

3) Formação

Descreva nesta sessão sua formação acadêmica. Inclua apenas dados relevantes mais atuais. Nenhum profissional de seleção deseja saber aonde você cursou seu pré-primário.

4) Experiência Profissional

Nesta sessão você deve listar suas experiências profissionais mais importantes. A maneira mais utilizada é listá-las em ordem inversa, ou seja, as mais recentes primeiro. Informe o período em que esteve empregado, o nome da empresa, o cargo exercido, as principais atividades e possíveis resultados destacáveis obtidos.

5) Qualificações e Atividades Profissionais

Aproveite este trecho do currículo para informar cursos que tenha concluído (que sejam relevantes para a vaga almejada) e outras qualificações obtidas ao longo de sua carreira.

6) Informações Adicionais

Utilize esta sessão opcionalmente para informar quaisquer outros dados que julgue significativos para a vaga.

DICAS DE COMPORTAMENTO PARA ESTÁGIO

 

Antes da Entrevista:

 

Colete todas as informações possíveis sobre a empresa para a qual pretende trabalhar e sobre o cargo ao qual está se candidatando.

Se possível, descubra quem vai entrevista-lo.

Verifique data, hora, endereço e como chegar ao local da entrevista e seja pontual. Chegue 10 ou 15 minutos antes do horário marcado.

Prepare seu Curriculum atualizado, no máximo com 02 páginas.

Procure se informar sobre o estilo de vestimenta da empresa e vista-se da maneira mais aproximada possível.

Apresente-se bem penteado, com as unhas bem cuidadas, barbeado. A mulher deve evitar o excesso de maquiagem e adereços. Lembre-se: a empresa não é o local certo para você mostrar sensualidade. É melhor evitar sandálias muito esportivas, que deixam os pés completamente descobertos, ainda que esteja no verão.

Se for usar algum perfume, prefira os mais suaves, pois nem sempre o entrevistador tem o mesmo gosto que você. Nesse caso, o período da entrevista pode significar uma tortura para ele.

Atualize-se: leia jornais, revistas e escute ou assista os noticiários.

Procure relaxar.

 

Durante a Entrevista:

 

Apresente-se bem.

Preste atenção a seu interlocutor, olhe em seus olhos, reporte-se a ele chamando-o pelo nome. Antes, porém, tenha certeza de que sabe pronunciar o nome da pessoa corretamente.

Não demonstre uma visão negativa sobre a situação do mercado de trabalho, de seus ex-empregados, da sua vida.

Não fale sobre suas pretensões salariais antes que o entrevistador toque no assunto.

Não domine a entrevista. Seja assertivo, decisivo, nunca arrogante, agressivo. Mantenha uma atitude positiva, demonstre entusiasmo e interesse pela vaga.

Leve seu Curriculum. Seja confiante e dê ao entrevistador um firme aperto de mão.

Não minta jamais. Sua credibilidade está em jogo.

Não fale em excesso. Se não entender a pergunta, peça para que ela seja repetida.

Faça perguntas sobre o estágio.

Dirija respostas especificamente para as perguntas formuladas.

Não deixe de agradecer à pessoa que o entrevistou. Mesmo que não seja aprovado para o cargo, isso não significa que você seja incapaz. Apenas não era a pessoa adequada para a vaga.

 

Depois da Entrevista

 

Faça uma análise da entrevista e considere os aspectos em que você acertou e os erros que cometeu.

Se não se saiu bem, acredite na próxima entrevista e evite cometer os mesmos erros.

 

Durante o Estágio

 

Comporte-se de acordo com as normas da empresa, respeitando as ordens de seus superiores.

Nunca assuma postura de superioridade perante os funcionários da empresa. Lembre-se que você pode ter um maior grau de escolaridade, porém eles possuem a prática que você está tentando adquirir. Estabeleça um relacionamento cordial.

Procure o Supervisor de Estágio se notar pontos negativos no seu estágio, a fim que sejam feitas retificações.

Não tenha vergonha em assumir que desconhece como realizar algum ponto do trabalho. Afinal de contas, você está estagiando para desenvolver, de modo prático, os conhecimentos adquiridos durante o seu curso.